terça-feira, 8 de julho de 2014

A Saga de Lampião e Maria Bonita




Virgulino Ferreira da Silva (Lampião) nasceu em 7 de julho de 1897, na fazenda Ingazeira, no município de Serra Talhada, Pernambuco. Foi o segundo filho em uma série de 8, de José Ferreira da Silva e Maria Selena da Purificação.



Após o assassinato de seus pais, ocorrido por questões de disputas de terras... 


Virgulino alista-se à tropa de cangaceiros de Sinhô Pereira e inicia sua vida no cangaço para vingar a morte de seus pais.



             Segundo a historia o seu apelido nasceu quando ele modificou um fuzil, possibilitando-o a atirar mais rápido, sendo que o cano aquecia tanto que brilhava dando a aparência de um lampião.



O Grupo Teatral Novos Talentos, com o seu diretor Beto Galindo e a professora de dança Wanessa Cristina, reconstrói em peça teatral, a mais famosa saga do sertão nordestino, a Saga de Lampião e Maria Bonita. 



Na peça teatral tem momentos riquíssimos de danças típicas do sertão pernambucano como o xaxado que foi difundido como uma dança de guerra e entretenimento pelos cangaceiros, notoriamente do bando de Lampião.





Posso dizer aqui que jamais tinha visto uma peça teatral tão realista e de riquíssima beleza cultural, que te dar o prazer e a satisfação de ver estes jovens atores que atuam com uma simplicidade e harmonia dando tudo de si, para recitar com originalidade cada momento da vida e morte de lampião













Nenhum comentário:

Postar um comentário